domingo, 11 de setembro de 2011

9/11


Por Pachá

Hoje é um dia triste... Nos EUA, mas por outro prisma um marco para o mundo arabe, para ala mais extremista, pois tenho certeza que grande parte da comunidade árabe repudia esse tipo de ação, atentados contra civis. As duas torres simbolo do imperialismo e riqueza, a materialização máxima do capitalismo foi abaixo. Bin Laden e Al-Qaeda deram um duro golpe no símbolo americano.

Vejamos, os EUA é a mais antiga democracia que a terra conhece, mas eles não se importam em financiar ditaduras mundo a fora para garantir seus interesses econômicos, assim como a ala xiita mais radical do nação árabe não se importa em explodir aviões, ônibus e prédio em defesa de seus ideais religiosos. Sim, o mundo se tornou um lugar perigoso para se viver. Vejam vocês que alguns milhares de anos atrás o homo erectus tinha medo da noite, da fera, do frio e da fome. A natureza era hostil para nossos ancestrais e hoje  tememos as nossas invenções, armas biológicas, nucleares, tememos a nos mesmos, a intolerância racial, religiosa, todo estranho é um inimigo... E não há culpado se não nos mesmos, homo sapiens, que se diz evoluído, que manda espaçonaves para espaço, que cria dispositivos capaz de processar milhões de informação em um piscar de olhos, que cura doenças, salva vidas. Salvamos vidas no varejo e as exterminamos no atacado.

O que sei é que o ódio é a única coisa que nunca acaba... Vejamos. Na ocasião do bloqueio militar imposto pelo EUA ao Iraque, meio milhão de crianças morreram de fome.  Madeleine Albright a então embaixadora do EUA na ONU ao ser questionada por Leslie Stahl da rede CBS disse "Foi uma escolha difícil, mas justificou-se. Achamos que era um preço que valia ser pago" E para se fazer mais vero leiam a matéria no link abaixo.

Democracy Now! Confronts Madeline Albright on the Iraq Sanctions: Was It Worth The Price?

Outro fato me veio a memória quando tomei conhecimento desse pronunciamento de Madeleine. Na ocasião do quinquagésimo ano da bomba de Hiroshima e Nagasaki o Papa João Paulo II disse que esse bombardeio foi um castigo ao Japão pelas atrocidades que estes cometeram contra os Portugueses ainda na era das descobertas marítimas, e aos chineses nas diversas invasões nipônicas nesse pais. Talvez o 9/11 tenha sido um castigo para os americanos pelos massacres e guerras fomentadas ao longo da nossa história moderna. Mas pensar assim gera um ciclo vicioso de ódio, de ação e reação e milhares de mortes.

Creio que devemos acatar o mais rápido possível o que diz o sociólogo Edgar Morin devemos abandonar pensamentos compartimentados, fragmentados. Devemos sim, pensar em termos planetários, a única raça é a humana, a única comunidade é o planeta Terra. Devemos abraçar a alteridade e desenvolver convivências onde o interesse da raça humana e de sua casa, Terra, seja a missão principal. E não dar valor monetário pra tudo, mercantilizar as relações e esquecer as questões sociais e sobretudo a condição humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário