sábado, 10 de setembro de 2011

El Dia de la Bestia

 Por Pachá
Lançado em 1995 El dia de la Besta, filme de Alex de Iglesia, narra epopéia do Padre Angel (Alex Angulo) um estudioso do Apocalipse descobre através de antigas escrituras a hora (meia noite é claro), dia (25 de Dezembro) e lugar (Madri) em que o anti-Cristo vai nascer. Dados as coordenadas Padre Angel parte em sua cruzada para salvar o mundo do tinhoso.

O filme é uma comédia satânica, como prorprio diz o cartaz. Com inteligente estrutura desde as atuações até as ótimas tomadas externas, onde é possível colocar em questão as divergências dos espanhóis em relação a urbanização, manter o velho ou erguer o novo (assisti sobre isso em documentário dias atrás antes de assistir ao filme). Iglesia desenvolve bem sua narrativa com humor e toques assustadores, a aparição do escrupiculo da mei-noite é assustadora. 

Padre Angel parte para Madri e logo conhece um metaleiro satanghost (satânico) José Maria (Santiago Segura) e logo a historia de Iglesia ganha influencias quixotescas, uma vez que Dom Quixote, Padre Angel encontra seu Pancho. Outra influencia visível na formação e estrutura das interpretações é Almodôvar. Mas nada que ofusque as tiradas inteligentes de Iglesia que é considerado um diretor cult. vale lembrar que é dele Ação Mutante de 1993 e o mais recente, ao menos nas terras brasileiras, o também ótimo balada de amor e ódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário