segunda-feira, 17 de outubro de 2016

The Gateway (Os implacáveis) 1972


Por Pachá
Doc McCoy (Steve McQueen) é astuto ladrão de bancos. Após sair da prisão com ajuda da mulher Carol (Ali MacGraw) e empresário, Jack (Ben Johnson), com influencias na política, Doc precisa retribuir o favor. Ele juntamente com esquipe estipulado por Jack assaltará banco.

Como todo filme de Peckinpah o inicio é lento. Há toda uma estratégia para apresentar os personagens no estilo mais clássico da trajetória do herói ou anti-herói. Doc ainda na prisão vive frustração da liberdade condicional negada após 4 anos de pena, e acaba fazendo pacto com pessoas nada confiáveis, e ai entra a figura de Jack que se aproveita da fragilidade do casal, e acaba levando Carol para cama. As mancadas de Carol vai pautar toda a fuga do casal e a alargar desconfiança e moralismo de Doc quando descobre que Carol dormiu com Jack. As mulheres sempre tiveram conduta questionável nos filmes de Peckinpah, mas em Gateway há contrapontos entre as personagem Carol e Fran (Sally Struthers), esta no mais baixo escalão da conduta da mulher segundo as interpretações de Peckinpah, Carol ainda tem alguma voz ativa quando enfrenta Doc. 

As interpretações da dupla McQueen e MacGraw, nessa época marido e mulher na vida real, são atrações a parte. McQueen já consagrado como galã e estrela de filmes da ação. MacGraw vinha do estrondoso sucesso de Love Story 1970. A atmosfera gerada pelo entrosamento do casal cria um filme a parte, a crise decorrente da traição de Carol e fuga de assalto quase fracassado, se não fosse pelo fato de que eles ficaram com butin. O fato é que a expressão meiga e faceira de MacGraw cria interessante contraste com personagem bandida. A frieza e astucia de McQueen é deveras convincente. 

Peckinpah ainda colhia louros de Straw Dogs 1971 quando emplaca Gateway, e a partir de então sua filmografia entra em queda, com filmes meia boca, se sustentando em poucas cenas, de violência é claro, sua marca inconfundível.

The Gateway certamente influenciou filmes do genro, bandido e policia. Posso estar exagerando, mas não há fuga mais tensa e agoniada. A sequência em que Doc tenta recuperar mala com dinheiro do roubo, é tensa e primorosa, nos cortes; de Doc, o malandro que se apoderou da mala, e Carol parada na estação acreditando que Doc aproveitou a mancada dela para abandona-la.

Tarantino certamente se inspirou no estilo de se vestir de Doc para compor figurino de Reservoir Dogs (Cães de Aluguel).


Abaixo chamada para estreia do filme em tela quente no ano de 1990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário