quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hardware mark 13



Por Pachá

MARK 13 (no Brasil Hardware o destruidor do futuro) narra o desespero de uma escultora de metal, Jill na pele da ruiva Stacey Travis, que ao receber de seu namorado, Mo, (Dylan McDermot), uma cabeça de ciborgue, se dá conta de que essa cabeça é uma poderosa arma militar, e se vê em perigo ao perceber que o crânio metálico tomou vida e usa toda e qualquer fonte de metal e eletricidade como energia para eliminar ameaças humanas.

MARK 13 é um filme sombrio, com uma visão nada otimista do futuro. Lançado em 1990. Esse filme abocanhou prêmios no Sundance Festival. De orçamento modesto, compensado pela criatividade do diretor Richard Stanley, tem atmosfera de total desesperança muito bem enfatizada pela fotografia em tons quentes, ambientes detonados, personagens sujos até a alma, mostrando explicita conotação com Exterminador do Futuro e Mad Max. É certamente um desses filmes que ganham o selo Cult para os aficionados do gênero terror sci-fi. 


Tecnicamente o filme é bem construindo com cenários minimalistas, e praticamente todo rodado dentro de um apartamento. A fotografia escura ajuda no clima dark apocalíptico e também a encobrir os efeitos e defeitos especiais.


O elenco também é interessante, que por si só já vale assisti-lo, a começar pelo taxista interpretado por Lemmy (Motorhead). O radialista irado, Angry Bob, na voz do iguana Iggy Pop. O personagem de Mo, vivido por Dylan McDermott seria interpretado por Bill Paxton, felizmente isso não aconteceu. Analisando ainda mais o cast vemos que um dos personagens, o nômade que encontra a cabeça de MARK 13, é o cantor, Carl McCoy da também sombria banda gótica inglesa do inicio da década de 80, The Fields Of Nephilim que também assina faixas da trilha sonora. E para completar as referências musicais, em uma cena Jill assiste a um clipe de uma banda, essa banda é o GWAR. 

Stanley bem que tentou fazer uma continuação de MARK 13, mas o projeto definhou e morreu, uma pena pois cara tem estilo. Ele tem um filme anunciado para 2011, The Bones of The Earth e outro com pré-produção também em 2011. 

E para quem não lembra ou não conhece Richard Stanley ele tem no curriculum os filmes, A ilha do Dr. Moreau de 1996, e o ótimo Colecionador de Almas (Dust Devil) 1992 que está bem no estilo de MARK 13.




2 comentários:

  1. Excelente blog não tire do ar já perdemos muitos bons por aqui esse tem que ficar!

    medicodepsf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir