sábado, 18 de setembro de 2010

Dio | Holy Diver 1983

Por Pachá
Já estava querendo falar desse disco há algum tempo, e depois da morte de Ronnie James Dio, no mês de maio de 2010, confesso que me tirou a vontade, mas me dei conta de que seria um bom momento de reviver um pouco mais da minha iniciação musical e lembrar dessa excelente banda. Holy Diver assim como aconteceu com Jailbreak do Thin Lizzy é um daqueles discos que nos marca para toda vida, pelo menos a minha sim. Pois bem, esse disco me encontrou na mesma época, 1986, uns dois meses após escutar todo santo dia Thin Lizzy, passei para o Dio

A capa do disco incomodava minha mãe, ao contrário de Jailbreak, logo tinha que escutar em um volume mais baixo, mas nem por isso tirava o encanto das guitarras de som mais clássico de Vivian Campbel, mas o que mais me chamava a atenção era a bateria de Vinnie Appice, e que eu me lembre foi esse cara que me levou a entrar em um curso de bateria, e descobri que ele é irmão de outro fera das baquetas Carmine Appice. A formação fechava com o baixista /tecladista Jimmy Bain. 

A estrela da banda e seu fundador, Ronnie James Dio, um sujeito de pouco mais de 1.5m com uma voz inigualável, marcante que uma vez escutada você reconheceria imediatamente qualquer que fosse o estilo, era o verdadeiro batuta por trás do Dio. Holy Diver é o primeiro disco do Dio e abre com a faixa "Stand up and Shout" rápida, e de mensagem esperançosa, bem mas na época não sabia, o som era o mais importante. Essa faixa já era famosa na época, pois era tema de um comercial de roupa da marca KGB. Em seguida vem a faixa titulo "Holy Diver" com uma introdução no teclado marcante, lenta, porém com mais peso, ai a bateria de Vinnie literalmente voava alto com um groove e peso em ataques precisos de tambores e pratos sempre acompanhados do vocal poderoso do baixinho invocado. A terceira faixa "Gypsy" é faixa de Bain pois o teclado ai é o instrumento alfa, deixando aos outros o correto papel de coadjuvantes, no equilíbrio de velocidade e peso, mas a velocidade leva ligeira vantagem e mantém boa qualidade das faixas anteriores. "Caught in the Midlle" em minha opinião a melhor faixa, tudo funciona perfeito, bateria simples e precisa, baixo, teclado e guitarra em perfeita comunhão de um autentico hard rock, é um sonzeirão e sem dar tempo de se refazer entra "Don't talk to Strangers" outra pérola, com aqueles manjados porém eficiente inicio lento que vai ganhando peso e velocidade aos poucos até culminar nos solos ágeis de Vivian. A sexta faixa é um descanso, mas nem por isso perde em peso "Straight throught the heart" é mais trabalhada, viradas mais longas de bateria, solos mais esticados e vocais mais agudos. Mas ai você já começa a sofrer pois o disco estava prestes a acabar, com um gosto de quero mais. "Rainbow in the Dark" mais uma vez dava ênfase aos teclados de Bain seguidos de solos melódicos marcados por bateria mais comportada. Para finalizar " Shame on the Night" encerra de forma lenta como o disco começou, porém com baixão pesado, sincopado, vocal em agonia e bateria quebrada. 

E ai quando dava por mim, já estava na hora de ir à escola. E sim passava a tarde sonhando com os próximos sons que me arremataria alma e coração pueril. E foi com essas lembranças que recebi a noticia da morte do baixinho, e mais uma vez me pego lembrando que é foda saber que nossos ídolos envelhecem e morrem.

Torrent | Dio - Holy Diver 1983 FLAC
Arquivos FLAC tem compressão zero, logo tem qualidade idêntica ao do CD





1. "Stand Up and Shout" Dio, Bain 3:06
2. "Holy Diver" Dio 5:51
3. "Gypsy" Dio, Campbell 3:39
4. "Caught in the Middle" Dio, Appice, Campbell 4:14
5. "Don't Talk to Strangers" Dio 4:53
6. "Straight Through the Heart" Dio, Bain 4:31
7. "Invisible" Dio, Appice, Campbell 5:24
8. "Rainbow in the Dark" Dio, Appice, Bain, Campbell 4:21
9. "Shame on the Night" Dio, Appice, Bain, Campbell 5:20




2 comentários:

  1. Fala aí Pachá!!!
    Cara, tu mandou muito bem no texto. Ouvir Dio é sensacionalmente bom pra caralho!!!
    Vez ou outra também ouço esse disco de cabo a rabo, pois não dá p/ ouvir uma faixa X e não ouvir o resto do vocabulário.
    Seu blog tá show, parabéns!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu caro...como disse certa vez, creio que David Coverdale, rock in roll é a unica coisa que nunca sai de moda desde que inventado há 60 anos atrás. É isso, keep rocking my friend! grande abraço e valeu pelo comentário!

      Excluir