quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Viagem fantástica 1966


Por Pachá
Clássico da ficção científica, Fantastic Voyage de 1966, foi dirigido por Richard Fleischer o mesmo de Conan o destruidor de 1984. Fantastic Voyage  é a inédita viagem ao corpo humano (universo interior), que devido as formas de células e tecidos, pode muito bem ser comparado ao cosmos, até porque somos uma parte ínfima do mesmo. 

É interessante ver como o pensamento cartesiano influência o mundo, com a questão de que se podemos entender um pequena parte do todo, poderemos explicar esse todo. Um grupo de cientistas militares, sempre, são miniaturizados juntamente com a nave proteus para em seguida serem injetados no corpo de um cientista que sofreu um dano cerebral. Acontece que esse cientista detém o conhecimento de controlar o tal processo de miniaturização, que até então só dura 60 minutos, e  os objetos ou pessoas voltam ao tamanho normal.

Esse filme abocanhou o Oscar de efeitos especiais de 1966 e teve inspiração direta  do Viagem ao Fundo do Mar, seriado criado por Irwin Allen em 1961 que também produziu a série  Túnel do Tempo.


Há uma cena curiosa em que Cora (Raquel Welsh) é apalpada pela tripulação do proteus, na tentativa de livrá-la de anticorpos que se grudaram ao seu corpo. Esse filme teve um remaker em 1987, Viagem Insólita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário