segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Grande Golpe

Por Pachá
Dashiell Hammett foi um dos precursores do estilo noir na literatura que influenciou e influencia escritores mundo afora, estilo predominante do cinema nas décadas de 40 e 50. Embora tenha escrito poucos livros, deixou uma quantidade considerável de contos, sempre abordando o submundo do crime, seja este organizado ou apenas golpistas de ocasião.

O Grande Golpe reúne dez desses contos, no qual o seu alter ego, detetive Sam Spade imortalizado na figura de Bogart em O Falcão Maltes, se não o mais famoso pelo menos o mais conhecido livro de Hammett, levado às telas por John Huston. Sam Spade detetive perspicaz desfila pelo universo de escroques, vigaristas, aproveitadores, corruptos e todo tipo de individuo a margem da sociedade, porém sempre mantendo certa dignidade e sem perder sua humanidade. Um dos motivos para que o estilo de Hammett ganhasse adeptos, foi o seu caráter realístico do submundo do crime, sem subterfúgios românticos, talvez por ele mesmo, Hammett ter trabalhado como detetive particular durante boa parte de sua vida, só largando para se dedicar em tempo integral a literatura.

Outro ponto visível em sua narrativa é o seu amplo conhecimento de cultura geral como; política, sociedade, filosofia o que reflete certa erudição de quem se preocupa em pesquisar o tema não de forma superficial, e sim de forma minuciosa. As 500 páginas de contos de O Grande Golpe tem o prefácio de Lilliam Hellman escritora que tinha em Hammett grande amigo e companheiro. Lilliam foi de grande suporte para Hammet que tinha grande apego por bebida alcoólica, vicio que só piorou quando foi preso na operação “caça as bruxas” do governo John McCarthy ao se negar a colaborar com as atividades comunistas na indústria cinematográfica de Hollywood na década de 50, época em que Hammett trabalhava quase que exclusivamente para os grandes estúdios. Após esse fato seu trabalho diminui em quantidade e qualidade.

Dashiell Hammett nasceu em 1894 em Maryland e viveu boa parte de sua vida na Filadélfia e Baltimore e morreu em 1961em Nova York.

Os contos em O Grande Golpe.
O saque de Couffignal;
Papel de pegar mosca;
O rosto chamuscado;
Esse negócio de rei;
O caso Gatewood;
Mulheres amarelas mortas;
Saca-rolhas;
Tulipa;
O grande Golpe
Dinheiro sujo de sangue.

Livros:
Seara Vermelha (1929)
O falcão maltês (1930)
A chave de vidro (1930)
Mulher no escuro (1933)
Continental OP (1945)

Nenhum comentário:

Postar um comentário