quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Filmes de Assalto

Por Pachá
O tema me atrai, mais por uma questão de desafio do que por enriquecimento, é claro que o troféu de um assalto são seus lucros, sejam estes bens valiosos ou apenas símbolos do desafio vencido. Não me agrada muito o elemento nêmesis como agente ético da trama, e sim quando este age por avareza, egoísmo e traia o grupo, tão pouco me interessa assaltos com mensagens politicas, libertadoras. 

Não consigo pensar em um assalto como uma imagem positiva. esteja ele  imbuído das mais filosóficas explicações para justificar uma boa ação, mesmo que quem esteja sendo roubado o mereça. Um assalto por si só, já é um ato de violência, mesmo quando esta não acontece fisicamente, mesmo quando não há derramamento de sangue, pois em minha percepção a violência está latente em um assalto, pode ser evitada como uma espécie de risco a  ser contornado, mas nem sempre o que se pretende roubar esta desprotegido, caso contrário muitos adotariam a vida de crimes. 

A violência é um elemento inerente a um assalto, ela é o elemento que dá veracidade ao que se pretende se apoderar, mas essa violência não é gratuita é deve ser usada somente quando necessário, poucos diretores e roteiristas que fizeram filmes de assalto parecem se atentar para esse fato e subtraia das imagens o elemento realístico da ação, criando sim caricaturas do que seria um assalto, com personagens piegas divididos entre o certo e o errado após uma vida inteira de vilania. 

O assalto pode ser praticado por novatos, mas assaltar não é algo para iniciantes, que devem estar cônscios do onus e não pensar apenas no bonus caso contrário este se transforma no elemento nêmesis, pois para ele não existe o desafio apenas a visão do ganho fácil, que desmanchará nos momentos de tensão máxima, pois ao contrario do elemento nêmesis o individuo que planeja um assalto é movido por esse tipo de tensão, é esse tipo de descarga eletrica que conduz com clareza e objetividade seus pensamentos para alcançar seu objetivo. 

Não vejo poesia no assalto, mas quando está embutida no sentido de dar estilo ao ato, ai sim temos o estado puro da arte, de assalto é claro. E qual seria este estilo? A forma clara e objetiva de externalizar o plano, saber que a violência é uma ferramenta e pode e deve ser usada, deixar claro que embora seja um atalho para "lucros altos" há consequencias, e essas são sérias. Os policias devem ser tão durões quanto so bandidos, até porque há uma ténue linha que os separ.

O assalto de 1855 ao trem na Inglaterra vitoriana sacudiu a consciência do homem comum. Não pela quantia, 12 mil libras em barras de ouro. Ainda no final do séc. XVIII vários assaltos ocorreram com quantias ainda mais elevadas que o assalto ao trem de 1855. O espanto se deu pelo fato de que o crescimento urbano da Inglaterra ocorreu quase que da noite para o dia, havia um ar de modernidade, bem estar, progresso. As horas de trabalho semanal nas fábricas haviam caído de 74 para 60, a prática de sábados com meio expediente se tornava corriqueiro, e as ferrovia eram a síntese dessa prosperidades. Em 1850 as terras inglesas eram sangradas por mais de 8 mil quilómetros de trilhos. A mente vitoriana associava o progresso ao avanço material e moral. Charles Kingsley escreveu "O estado moral de uma sociedade depende do estado fisico da cidade, da alimentação, da agua, do ar e das moradias". E dai que a cosnciência vitoriana acreditava que a erradicação dos males sociais, bandidagem, vilania seria através do progresso.
Acontece que o avanço de uma sociedade se dá em todos o setores, se há desvios morais e éticos, estes não somem, adaptam-se e incorporam novas formas em desafiar regras morais e éticas da lei. E isso chocou os ingleses, pois o assalto se deu dentro do simbolo de uma sociedade mais justa, o trem, aquele que trazia o progresso e bem estar social também trouxe os bandidos organizados, os roubos planejados.

Desde o assalto de 1855 até os golpes na internet o ser humano vem se adaptado, na "arte" de se apoderar do que não lhe pertence. Abaixo uma lista com filmes de assalto que conseidero bons exemplos do genero. Em minha percepção diretores e roteiristas dos filmes abaixo souberam dar verossimilhança a planos de gatunagem.

1962 - Assalto ao trem pagador - Roberto Farias
1967 - Bonnie & Clyde Uma Rajada de Balas - Arthur Pen
1969 - O Grande Roubo do banco - Ray Averback
1969 - Uma saida de Mestre (The Italian Job) - F. Gary Gray

1976 - Os implacáveis - Sam Peckinpah
1979- O grande Roubo do banco Riviera - Francis Megahy
1990 - Não tenho Troco - Haward Frnklin
1993 - O Grande Assalto - Russel Mucahy
1993- Killing Zoe - Roger Avary
1995 - Assalto Sobre Trilhos - Joseph Ruben
1995 - Fogo contra fogo - Michael Mann
2000 - Sex Beast - Jonathan Glazer
2001 - O Assalto - David Mamet
2001 - A cartada (The Score) - Frank Oz
2004 - Mulheres Desesperadas - Esne Lammers
2004 - O dia perfeito - Mitch Rouse
2006 - O Plano Perfeito - Spike Lee
2008 - Daylight Robbery - Paris Leonti

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