quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Homem é Bom?


Por Pachá

O traço de Moebius (Jean Giraud) é inconfundível, bem como o teor de suas historias surrealistas sempre carregadas de esoterismo, futurismo. Em O homem é Bom? Publicada na década de 70, esse HQ deu imensa notoriedade a Moebius  que passou a utilizar de vez esse pseudônimo, que na verdade é uma homenagem ao matemático germânico Mobius que em 1858 descobriu as fitas Mobius. Mas foi em 1974 que Moebius se consagrou com a publicação de Arzach que em breve comento.

O homem é bom? Lançada pela L&PM. Contém quatro historias de ficção cientifica com destaque para “The Long Tomorrow” onde é possível ver de onde Ridley Scott tirou a atmosfera para Blade Runner e de onde o senhor Luc Besson vampirizou para fazer o Quinto Elemento (na verdade o próprio Moebius colaborou na criação do ambiente futurista deste filme). Com narrativa, que transcende as histórias de quadrinhos convencionais, entre o onírico e o fantástico Moebius influenciou uma geração de desenhistas; Enki Bilal, Frank Mille, Mike Mignola só para citar alguns.
Essa edição da L&PM na contracapa há uma carta de ninguém menos que Fellini rasgando a maior seda para o trabalho de Moebius no qual diz que de tão genial é impossível transpor tal universo para as telas. Claro que Fellini ainda desconhecia o poder do CGI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário