terça-feira, 21 de setembro de 2010

Killer Elite

Por Pachá
Killer Elite não é um dos filmes que represente melhor o cinema de Peckinpah, mas é curioso ver como ele satiriza de forma bem sutil os filmes de artes marcial dos anos 70. Rodado em 1975, portanto dois anos após o estrondoso sucesso de Enter the Dragon (Operação Dragão). 

O enredo se passa na vida de dois assassinos de uma empresa obscura dos vários serviços secretos do USA. Mike (Jmes Caan) e seu parceiro Hansen (Robert Durval) encara a sua rotina de trabalho de forma bem debochada, mas eis que seu parceiro Hansen descobre que os benefícios da concorrência são mais atraentes e trai o seu amigo. Mike é dado por morto por Hansen, porém Mike é salvo por dedicados médicos americanos (God bless the USA) que dizem que ele jamais voltará a correr ou ter os movimentos do braço novamente, sabendo disso sua empresa decide aposentá-lo. 

Mas a América é a terra dos sonhos, e lá, os sonhos, dizem, pode se concretizar. Mike numa luta de superação que deixaria Rock Balboa parecendo pobre diabo, volta a correr e recupera boa parte dos movimentos do braço bichado e começa a frequentar aulas de kung fu na qual também trabalha seu chakra (creio ser assim a escrita). Ele não é um oriental e a vingança pulsa em suas veias como um rio furioso que corre para o mar. E ele vê no trabalho oferecido por sua ex-empresa a oportunidade de se vingar de Hansen. E a partir dai o filme cai num vazio, restando apenas as partes em que os ninjas, as máquinas de matar, são abatidas por metralhadoras americanas, eficiente e eficaz. James Caan está no papel que sempre fez, bonachão, egocêntrico, já o Robert Durval encanta com uma atuação honesta. A violência estilizada marcante nos filmes de Sam não está tão atraente, mas também não tira o prazer de assistí-lo.



Torrent | Killer Elite 1975

Nenhum comentário:

Postar um comentário