sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pixies | A Banda Perfeita - Tomo Derradeiro

Por Pachá
A Turnê de 1989 deixou todos os elfos esgotados. Um ano inteiro fora de casa do mais puro regozijo que uma banda pode ter.
Ela percebeu que algumas convicções que carregava mudaram completamente, se esvaíram com a distância e o tempo.
- Não quero mais saber desse negócio de Mrs. John Murphy, o casamento é realmente uma instituição fadada ao fracasso. A música é o meu grande amor e refúgio. Certo Francis Black?
- Humm! Nada entendo do amor, apenas sei que esta invenção está fora de controle. Quanto a musica sei que ela tem esse poder. Pode apostar que sim! E por favor, me chame de Black Francis.
- Sim. Claro! E o casamento é simplesmente uma pura perda de tempo. Você não acha Joe?
- Em minha terra casamento é coisa muito séria, “but, I don´t give a fuck!
- Yeah! ahum,uhum, fuck off all marriages!

Mas como acontece com todos que tem o coração, dilacerado, sangrado pela negligência ou incompatibilidade de outrem. Ela mergulhou ainda mais no trabalho, e ao voltar para casa procurou sua amiga de longa data, Tanya, do Throwing Muses e juntas resolveram montar uma banda só de garotas, The Breeders. Mas os elfos ainda não estavam satisfeitos, queriam mais, eles queriam enterrar fundo na alma dos fãs, os berros, acordes e todo tipo esquisitice que remetesse ao nome Pixies.




Criado durante a turnê de 1989, Doolitle sintetiza a maturidade da banda e alcança perfeição. Mas se engana quem pensa que com maturidade veio sons mais limpos, comportados, nada disso. Doolitle tem a demência do estilo Pixies bem destilado, fermentado em guitarras viajantes, bateria simples, porém eficaz e o sempre marcante baixo de Kim. Para muitos, e me incluo, é o melhor disco da década de 80. Mas como acontece com os adultos empanturrados de merda e egocentricidades, Francis e Kim dão vazão a suas desavenças antes silenciosa, agora explicita a todos. E os elfos começam a desenvolver trabalhos solos. O fim é iminente.




  1. Debaser
  2. Tame
  3. Wave of Mutilation
  4. I Bleed
  5. Here Comes Your Man
  6. Dead
  7. Monkey Gone to Heaven
  8. Mr. Grieves
  9. Crackity Jones
  10. La La Love You
  11. No. 13 Baby
  12. There Goes My Gun
  13. Hey
  14. Silver
  15. Gouge Away
Download | Pixies - Doolitle
O dias já não tinham a graça efêmera de outrora e sim o desgosto decantado em dias de convivência intolerável. Ela pensava, sentia, exercitava a empatia, mas o filme se repetia, seu casamento havia se desintegrado no mesmo processo, algo ainda remoía no coração deixando vazio na alma, e o que era pra ser seu acalento de dias cinzentos, se tornava um pequeno martírio com intervalos de insípida alegria, mas a música era pungente em sua alma, em seu coração.


Lançado no inicio de 1990, Bossanova era pra ser o disco de heavy metal que Francis Black havia prometido, mas não foi nem uma nem outra coisa, pois o disco também não tem nada do estilo brasileiro, bossa nova. Alguns já viam na banda sinais de desgaste, falta de fôlego.

O disco é pop, com vocais rasgados, com  surfmusic mais marcante, vide primeira faixa, "Cecilia Ann" cover dos The Ventures. Bossanova acabou por ser o albúm com maior número de faixas pops dos elfos.
 
A relação dos elfos, Kim e Francis já não possibilitava maiores e profundas discussões sobre musica, amizade. A banda estava prestes a se desmantelar.

  1. Cecilia Ann
  2. Rock Music
  3. Velouria
  4. Allison
  5. Is She Weird
  6. Ana
  7. All Over the World
  8. Dig for Fire
  9. Down to the Well
  10. The Happening
  11. Blown Away
  12. Hang Wire
  13. Stormy Weather
  14. Havalina
Download | Pixies - Bossanova


Trompe le Monde foi o canto de adeus dos elfos, que até em seu fim deixou algo que nenhuma outra banda fez, uma discografia indelével e deu origem a duas ótimas bandas The breeders e Frank Black (carreira solo do elfo maior). Trompe le monde é um disco, cru, coeso e foi conecbido já sabendo que a banda não prosseguiria a partir dele.










  1. "Trompe le Monde" – 1:48
  2. "Planet of Sound" – 2:06
  3. "Alec Eiffel" – 2:50
  4. "The Sad Punk" – 3:00
  5. "Head On" – 2:13
  6. "U-Mass" – 3:01
  7. "Palace of the Brine" – 1:34
  8. "Letter to Memphis" – 2:39
  9. "Bird Dream of the Olympus Mons" – 2:48
  10. "Space (I Believe In)" – 4:18
  11. "Subbacultcha" – 2:09
  12. "Distance Equals Rate Times Time" – 1:24
  13. "Lovely Day" – 2:05
  14. "Motorway to Roswell" – 4:43
  15. "The Navajo Know" – 2:20

A Roadrunner está relançando no Brasil todos CDs dos Pixies, com encartes e artes originais. É uma oportunidade única para as novas gerações terem contato com uma das melhores bandas de rock alternativo de todos os tempos, e que influenciou meio mundo em sua breve carreira. No pacote não está o EP Come On My Pilgrim (87), que costumava vir de bônus no CD da versão inglesa do Surfer Rosa.

Tomo I
Tomo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário