sábado, 11 de junho de 2011

Topkapi


Por Pachá
Topkapi é um filme de assalto com as cores do psicodelismo. Dirigido por Jules Dassin em 1964, narra o mirabolante plano de uma quadrilha para se apossar de uma valiosíssima adaga cravejadas de rubis. Como líder da quadrilha a atriz Melinda Mercouri, esposa de Dassin na vida real, recruta antigos parceiros para viabilizar seu plano, entre eles esta um antigo caso amoroso na pele do ator Maximilian Schell.

Com a quadrilha toda reunida, a trupe parte para Istambul onde se encontra o museu Topkapi de onde eles pretendem surrupiar a preciosa adaga, que é orgulho do país. Mas para entrar em Istambul com as armas para realizar o assalto a quadrilha bola um simples plano para fugir da policia turca. Contrata um motorista, Peter Ustinov, um enrolado guia de turismo que aceita por cem dólares, levar o carro até Istambul, sem saber que no carro há armas escondidas.

No posto policial da fronteira o carro é parado e a policia descobre as armas, mas ao invés de prender Ustinov decidem transformá-lo em informante para pegar a quadrilha, com a promessa de livrara-lo da cadeia turca. E a partir dessa cena o filme ganhar ares de comédia, com as trapalhadas de Ustinov como informante.

Um dos membros da equipe se machuca e Melinda então sugere recrutar Ustinov, sem saber que este já está trabalhando para policia. Ustinov aceita e decide abandonar o posto de informante, sem dar maiores esclarecimentos a policia turca que acredita que ele ainda é um informante.

Por essa interpretação Ustinov ganhou Oscar de ator coadjuvante. E de fato ele não transforma o filme em uma comédia como transforma o filme em um entretenimento prazeroso. O plano que em momento algum é mostrado ao espectador só toma forma definitiva quando o ato esta em andamento, e ai é possível ver o domínio de Dassin para as cenas de ação com extrema riqueza de detalhes. A cena do roubo da adaga ganha ares sérios e foi mais tarde inspiração para Brian de Palma em Missão Impossível de 1994, série que também foi inspirada em Topkapi.

Dassin foi um dos diretores perseguidos pelo McCarthismo muda-se para Europa e na Grécia encontra Melinda com quem ficou casada até a morte desta em 1994.

Topkapi é acima de tudo uma ótima diversão até para quem não curte os filmes de assaltos, que se encantarão com as cores da fotografia e pelas atuações corretas do elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário