domingo, 12 de junho de 2011

Poema em Quadrinhos

 Por Pachá
O italiano Dino Buzzati que escreveu o livro Deserto dos Tártaros, levado as telas por Valério Zurlini, era entre outras coisas, jornalista, artista plástico, poeta e um grande desenhista.

Na década de 60 ele remonta o mito grego de Orfeu e Eurídice em formato de HQ, que só agora chega as livrarias brasileiras. Orfi é um cantor pop de Milão que assim como Orfeu parte para as profundezas do reino dos mortos atrás de sua amada Eura que assim como Eurídice morre por desígnios dos deuses. Buzzati carrega sua versão com erotismo e passagens existências, não escondendo sua influencia de autores como Camus e principalmente Kafka. Sua linguagem é erudita ainda que experimentalista quando em conjunto com os desenhos de traços carregados de certa angustia e nostalgia.

A passagem do tempo, assim como em O Deserto dos Tártaros, tem suas alegorias marcadas pelas imagens de imensas proporções, ou pelo menos que nos dá essa sensação, nos lembrando da insignificância do tempo diante da eternidade.

No mito grego, Orfeu é um poeta e musico, e a melodia de sua lira, presente de Apolo, é tão encantadora que até o senhor das trevas se rende aos seus encantos. Orfi empunhado seu violão leva aos espíritos das trevas as lembranças do que é ser humano e a finitude latente em tudo que esta vivo.

O HQ que mais parece um livro é da editora Cosac Naify e tem preço salgado 42 dinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário