domingo, 18 de dezembro de 2011

Sonhos de Bunker Hill

Por Pachá
Em sonhos de Bunker Hill encontramos Arturo Bandini com 21 anos tentando sobreviver na cidade dos anjos em plena explosão do cinema americano dos anos 30. O quarto de hotel é o mesmo de Pergunte ao Pó, mas agora ele não tem mais uma deusa Maya de sandálias esfarrapadas, a intrigante e masoquista Camila Lopez, tão pouco conserva a pureza e moralidade de caipira. Arturo se converteu a um mundo pervertido, cínico e imoral.

As histórias de Arturo continuam povoadas por indivíduos perdidos, desorientados como, Velda Van der Zee sua primeira e desastrosa parceria de um roteiro para as telas, Sin City. Ou Frank Edginton roteirista com quem Bandini passa horas e dias jogando jogos infantis; pega varetas, bola de guede etc.

Sonhos de Bunker Hill é quase um livro póstumo, foi lançado em 1982 um ano antes da morte de Fante devido a diabetes que contraiu em 1955. Como estava cego e sem as duas pernas, o livro foi ditado pra sua mulher Joyce. E é de se espantar como em nenhum momento ele passa isso para as páginas, ta certo que não é um grande livro, como Pergunte ao Pó ou Espere a primavera Bandini. Mas tem magnetismo, vida pulsante. Para quem curte escritores malditos, e que segundo o velho safadão Bukowski não tem medo de sentir emoções Fante é parada obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário