quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

The Wraith



Por Pachá
um  dos clássicos do sessão das dez do SBT. De 1986 esse sci-fi tem boas qualidades, ainda que pueril, mas agrada pelas boas cenas de ação. As tomadas de perseguição dos bólidos, Corvetes, Camaros, Dodges  são competentes e que aliada a boa fotografia do deserto americano cria uma aura bacana, oitentista é verdade e nesse quesito está a boa graça do filme.

O roteiro e direção é de Mike Marvin, creio que desconhecido até dos próprios americanos visto que não tem no currículo nada mais expressivo do que The Wraith (vide IMDB). Os diálogos são rasos, mas que em nenhum momento compromete a trama. Vejamos...

Uma cidadezinha do oeste americano é assolado por uma gangue. Nada muito original, mas essa gangue tem um modos operandi peculiar. Eles forçam suas vitimas a rachas no qual o perdedor perde o carro, um ponto a favor do roteiro de Marvin. É claro que por ter carros mais preparados, eles vivem disso, sempre ganham. Ponto muito bem desenvolvido logo na primeira cena.

A gangue é liderado por Packard (Nick Cassavetes que mais tarde vai para tras das câmeras assim como o pai, John Cassavetes). Um cara sádico que tem por Keri (Sherylin Fenn de Twin Peaks) uma paixão doentia. Keri não nutre por Packard nenhum sentimento, a não ser medo, assim como todos os locais. Mas eis que aparece na cidade um estranho, Jake (Charlie Sheen) que logo se enamora por Keri que o adverte que se Packard o pega próximo a ela o mata. Mas com chegada de Jake surge no pedaço o interceptador turbo, um Dodge negro que desafia a gangue de Packard. E ai as morte começam acontecer, despertando ainda mais o interesse do tenente xerife  Loomis (Rendy Quaid) pela gangue.

O grande nome do elenco, embora com participação apática é Charlie Sheen. Nesse mesmo ano o cara fez uma penca de filmes, inclusive Platoon. Um ano antes ele tinha feito o ótimo The Boy Next Door (Jovens desajustados) outro clássico da sessão das dez que em breve comento. 

E o colírio do filme é Sherilyn Fenn que ficou mais conhecida pelo seriado Anjos da Lei que apresentou Jonny Depp. Keri é uma garçonete que teve o namorado assassinado por Packard e vê em Jake muita semelhança com seu ex-namorado, embora tema que o mesmo possa acontecer a Jake. Ela embarca num romance desafiando o malvado Packard.
No elenco também tem Chris Nash como Minty que em 1985 fez um filme que é a cara dos anos oitenta, embora retrate outra época, A primeira Transa de Jonathan (Mischief).

As cenas de ação e romance são embaladas por uma trilha sonora competente, Ozzy, Billy Idol, Robert Palmer entre outros que ajudam ainda mais o clima de nostalgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário