domingo, 29 de agosto de 2010

Pixies| A banda Perfeita - Tomo II

Por Pachá
Ainda atordoados pela ótima repercussão de “come on pilgrim” o quarteto bostoniano se isola na sua cidade natal, e em duas semanas gravam o seu primeiro long play, “surfer rosa” que é lançada no ano de 1988 e pega a crítica e público de assalto.

Ela contemplou uma vez mais sua trajetória. Não se cansava de fazê-lo, e alguns pensamentos começavam a tomar forma em sua mente, mas longo concluiu que não era a hora para por ideias em prática, decidiu apenas desfrutar o momento, algo maior estava por vir, ela podia sentir assim como um Sioux podia sentir o cheiro de homem branco.


- Ei Frank e agora, sentamos e colhemos os louros?
- Hum! Creio que agora você pode me chamar de Francis Black.
- Sim, claro. Mas diz ai.
- Nós seremos os Beatles, os Rolling Stones, seremos maiores que a vida e ainda sim seremos como qualquer outra banda que grava e excursiona. Seremos os anormais que tornará o esquisito algo normal.
- Uau! Pensou ela, e já não sabia se idolatrava ou temia esse sujeito megalomaníaco.

Surfer Rosa” só confirmou a expectativa criada em “come on pilgrim” e agora com som mais lapidado, melhor produzido, porém mais animalesco com guitarras dantescas, vocais gutural, baixo e bateria em disputa pelo melhor volume, entenda-se mais alto, enfim o resultado foi um banquete para os críticos americanos e britânicos que ávidos por sangue novo, logo exaltaram o quarteto bostoniano e “surfer Rosa” alcançou o 10 lugar no ranking britânico, consolidando os elfos como uma grande banda e grande promessa do rock alternativo do final da década de 80.

Inicialmente com título whore, (puta), mas a 4AD achou muito agressivo, e vetou, os elfos então mudaram para "Surfer Rosa", Steve Albini o homem por trás do Big Black, banda que dois anos antes havia lançado o excelente "Atomizer" e já despontava na cena underground americana como produtor, sem motivo aparente negaria sua participação como produtor, e até hoje ele ainda o nega. Mas isso são mistérios que ajudam a criar mitos. O fato é que esse disco abalou o cenário, e a essa altura todos rasgavam seda para os elfos, de Nick Cave a David Bowie, todos amavam os elfos e "Surfer Rosa" entrou na parada desbancando medalhões da cena, como New Order e Cocteau Twins. E nas turnês americana e inglesa de lançamento, os elfos abriam para The Cure e Happy Mondays e roubavam a cena.





  1. "Bone Machine" – 3:02
  2. "Break My Body" – 2:05
  3. "Something Against You" – 1:47
  4. "Broken Face" – 1:30
  5. "Gigantic" (Francis/Kim Deal) – 3:45
  6. "River Euphrates" – 2:33
  7. "Where Is My Mind?" – 3:53
  8. "Cactus" – 2:16
  9. "Tony's Theme" – 1:52
  10. "Oh My Golly!" – 2:32
  11. "Vamos" – 4:18
  12. "I'm Amazed" – 1:42
  13. "Brick Is Red" – 2:00
To be Continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário