quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Big Black | Atomizer 1986

Por Pachá
Muito antes de Nine Inch Nails e Ministry fazerem a sua mistura de noise com eletrônica já existia uma banda que trazia tudo isso. A banda Big Black era formada por três camaradas, um deles Steve Albini, e uma bateria eletrônica. O som tem cor de um mundo pós-apocalíptico, a mensagem ao menos é de um mundo a beira do colapso, portanto atual. Mas o que chama a atenção nessa pequena joia dos anos 80, não é o niilismo como dizem os críticos pseudo intelectual, mas a mistura ainda que sutil de praticamente todos os estilos pós punk da época fundidos à bateria eletrônica, que mais tarde se popularizou no techno pop

Atomize mexeu com o mundo underground da década de 80, pela inovação, ousadia na mistura de estilos e que ajudou a criar o mito Steve Albini, o homem por trás, produção, da maioria das bandas noise/indie, como por exemplo Pixies, Nirvana, PJ Harvey, Manic Street Preachers, Robert Plant. No vídeo abaixo é possivel notar o multifacetado Albini e banda com uma presença de palco um tanto discreta, mas poderosa no som. Big Black durou até o final da década de 80, e logo Albini montou outra banda Rapman que laçou dois discos e acabou. Albini então se dedicou a produção musical atuando na área de engenharia de som. Mas logo ele fundo uma outra banda, Shellac em 1992, que dura até hoje.

  1. Jordan, Minnesota
  2. Passing Complexion
  3. Big Money
  4. Kerosene
  5. Bad Houses
  6. Fists of Love
  7. Stinking Drunk
  8. Bazooka Joe
  9. Strange Things
  10. Cables (live)
  • Steve Albini - Guitar, Vocals, Drum Programming
  • Iain Burgess - Engineer
  • Santiago Durango - Guitar
  • Dave Riley - Bass

2 comentários:

  1. Com todo esse revival de pós punk hoje em dia, é natural prestigiar bandas como big black. Pois é dela que veio toda essa referência musical. Albini é um dos produtores mais influentes do rock atual. Se não fosse por ele, o som desses grupos que você citou teria sido muito diferente. Grato pela postagem. Continue divulgando os "bons sons". Obrigado!

    ResponderExcluir