sábado, 9 de outubro de 2010

Straw Dogs 1971

 Por Pachá
No universo de Sam Peckinpah não há espaço para moralidades descabidas sem suas trágicas consequências. Embora seja uma adaptação do livro de Gordon Williams, não isenta Peckinpah de seu talento para explorar história de teor tenso e extrair delas sua estética marcada pela violência. O casal David (Dustin Hoffman) e Amy Sumner (Susan George) vão para a terra natal de Susan, Wakely no interior da Inglaterra, a procura de tranquilidade para que David possa escrever um livro sobre astrofísica, mais precisamente Computação Analítica do Cosmos. Em Wakely todos se conhecem, e reina uma espécie de coronelismo por parte de uma família, onde pai e filhos juntamente com alguns amigos exerce um domínio velado nos demais cidadãos.

E como bons ingleses eles bebem como ingleses, a expressão bêbado como um Inglês não é a toa, e Blood Sam se apropria dela como  estopim da tragédia que se anuncia.

A tranquilidade do casal começa a ser ameaçada quando um grupo de locais  são  contratado para fazer uma reforma na garagem da casa em que David e Susan estão morando.

Os operários ingleses tem sua libido instigada pela sexy e desinibida Amy que em momento de raiva pelo negligencia de David, passeia pela casa exibindo seus lindos peitinhos para os operários, e com isso o filme vai ganhando uma  atmosfera tensa que lentamente vai aflorando natureza humana na sua pior essência.

As atuações são deleites a parte. Dustin Hoffman perfeito no papel do nerd que se casa com a guria gostosa da turma. Susan George esbanja sensualidade em cenas de beleza contemplativa, a cena do estupro é um dos clímax do filme, mas como acontece nos filmes de Sam as mulheres não são confiáveis e ela acaba gostando, mas um dos ingleses operários teve a mesma ideia do velho amigo, e quase caso de Susan no passado, também resolve participar da festa. O clima entre o casal fica submerso em névoa de desconfiança e ódio. Amy violada nutre certo ódio por David não perceber o que está acontecendo, este nada desconfia.

O catalisador para a tragédia ocorre quando um dos moradores de Wakely, pedófilo, é convidado pela filha do "coronel" da cidade para dar uma volta. E mais um vez Blood Sam dá sua visão sobre as mulheres, para ele sempre de conduta questionável. E num acidente o pedófilo, away... mata a filha do "coronel", esse como não possui um sitio com cabritos para dar cabo do pedófilo...


O pedófilo foge e na fuga é atropelado pelo casal. David em toda sua conduta civilizada presta ajuda ao atropelado, e o leva para casa de onde pretende acionar um médico para cuidar do pedófilo...

O pai da guria e o bonde do estupro a essa altura bêbados como bons ingleses, aciona os meninos e partem para caçar o pedófilo...
Eles logo descobrem que o pedófilo... está na casa do casal mais sexy daquelas banda e ai meu irmão você descobre porque Blood Sam é considerado o poeta da violência estilizada...


Sem sombra de dúvida Straw Dogs é um ótimo filme, fiquei com esse filme digerindo no consciente por uns dias na última vez em que assisti, não só pelo filme em si, mas pela atuação de Susan George, simplesmente soberba. Porém em minha opinião o melhor de Sam está em Bring me the head of Alfredo Garcia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário